Símbolo de riqueza, sorte e felicidade, as peónias são as flores mais luxuosas e espetaculares que pode possuir no seu jardim.
Resistente e perene, a paeónia é uma planta originária da Europa, da Ásia e da América do Norte. Depois de estabelecida no jardim, requer pouca manutenção e pode sobreviver aos invernos mais rigorosas, florescendo todos os anos na primavera.
As peónias significam “estou encantado com a tua beleza”. Pensa-se que o seu nome deriva de Péon, que Zeus salvou da ira do seu mentor Asclépio, o deus grego da medicina e da cura, transformando-o numa peónia.
Referida na Ilíada, a peónia é desde há muito cultivada, com muitas das espécies originárias da China. Algumas espécies são referidas em obras chinesas do século VII, mas só recentemente, no século XIX, começaram a ser cultivadas na Europa.
Como plantar as Paeonias?
A peónia deve ser plantada no início do outono, para produzir flores na primavera. O plantio do tubérculo nesta altura do ano dá-lhe tempo suficiente para se ambientar antes da chegada dos dias mais frios de inverno. Cada tubérculo deve ser plantado a 7 ou 8 cm de profundidade, com uma distância mínima de 80 cm entre cada um.
Esta planta prospera em locais de sombra parcial e requer um solo mais alcalino. O solo deve ser preparado com bastante antecedência, juntando-lhe composto ou turfa de esfagno sempre que necessário. Uma boa drenagem é também essencial para garantir uma excelente floração.
Considerada uma planta difícil de cultivar, exige algum nível de conhecimento, uma vez que algumas espécies têm necessidades muito específicas. A peónia é também de crescimento lento, precisando de dois anos para um desenvolvimento completo.

